Perguntas frequentes

As perguntas mais frequentes feitas ao Dr. Márcio Steinbruch são relacionadas à prevenção das varizes.
Elaboramos uma lista com as principais questões. (Clique nas perguntas para obter as respostas)
1Como as varizes são diagnosticadas?
Fazemos uma análise da pele e da aparência das veias, examinando pernas, pés ou qualquer área afetada. Buscamos alterações na cor da pele, sinais de ruptura de pele e até úlceras. Se há suspeita de varizes, após um bom exame clínico, solicitaremos ao paciente que se submeta a um exame de ultrassom doppler colorido venoso de membros inferiores.
2Com qual idade, as varizes costumam aparecer?
A partir dos 30 anos e podem piorar com o passar dos anos. O principal fator de risco é a presença da doença na família. A obesidade também é um fator determinante; há um aumento da pressão sobre as veias pelo sobrepeso. A gravidez, sedentarismo, tabagismo dificultam a circulação de sangue e é por isso que contribuem para o surgimento de varizes. Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal também podem provocar a dilatação das veias e, consequentemente, o aparecimento de varizes.
3Quando a cirurgia é indicada?
As varizes constituem uma doença quando provocam sintomas como cansaço, dor e peso nas pernas. Veias dilatadas e fluxo sanguíneo muito lento podem formar um coágulo dentro delas, que produz um processo inflamatório e dor intensa, e ter sérios agravantes.
4Vasinhos são varizes?
Os vasinhos, ou melhor, os microvasinhos (telangiectasias), são vasos de pequeno calibre e superficiais, que podem ser eliminados com sessões de escleroterapia. Os vasinhos são considerados os estágios iniciais da disfunção venosa, mas funcionam como sinal de alerta.